Devorando o Saber

Olá Galera, este é um post diferente. Além de trazer pra vocês um conteúdo em que aprendi em um novo desafio pessoal(Impulsionando o Saber 2em1), irei compartilhar as técnicas, ferramentas e as minhas adaptações em como realmente levar a sério o nosso momento de APRENDER.

No decorrer deste texto, quero que surjam os questionamentos pessoais em cada leitor. Reflitam e exponham seus posicionamentos e contribuições nos comentários destinado a este artigo. Vamos lá?!

Sabe aquelas promessas de começo de ano? Então este ano decidi realmente pôr em práticas os itens propostos:

Aprender assuntos específicos sobre minha área de atuação e conteúdos que sempre tive vontade, porém nunca encontrava tempo hábil para tal. “O famoso deixa pra depois, isto não é importante”.

No inicio de Janeiro(2016), navegando pela plataforma COURSERA (plataforma educacional EAD que integra diversos cursos das universidades do mundo todo), foi me sugerido o curso Aprendendo como Aprender.

Só o titulo me causou uma certa curiosidade, duvidava de tal astúcias, e como necessitava realmente aprender assuntos de forma mais efetivas  e convincente, aceitei o desafio e matriculei no curso. Sinceramente, não esperava tanta coisa assim, estava ciente que poderia ser mais umas das formas fracassadas em como aprender algo novo. Aquilo que me pareceu uma utopia, aos poucos foi ganhando corpo e maturidade com o belíssimo trabalho dos tutores: Dra. Barbara Oakley e Dr. Terrence Sejnowski, da Universidade de Chicago, San Diego. Com o passar das semanas introdutórias e as com as entregas das atividades, fui percebendo uma mudança significativa em meu comportamento: Eu estava comprometido, eu estava diferente. Percebi que aquilo era o primeiro gatilho para tornar o objetivo algo alcançável. Então, me convenci que realmente havia algo que eu poderia fazer para melhorar minhas capacidades cognitivas, para manter e gerar novos conhecimentos em um tempo menor e com maior eficácia. No tópico abaixo, de uma forma resumida estará as ferramentas e técnicas.

Impulsionando o SABER

Pra começar, preciso perguntar: Você se conhece?

-Isto não uma pergunta filosófica, basta responder Sim ou Não.

Se for SIM, está no estágio necessário, caso seja NÃO, encontre a resposta primeiro e depois volte a este tópico.

Acredito que o ponto fundamental para realmente absorver qualquer coisa independente se é novo ou não com maior precisão, é primeiramente nos conhecermos. Fácil não?!

Nossos limites, condição social, educacional, gostos, interesses e comprometimento.

 

Uma pessoa comprometida é capaz de transformar coisas abstratas em algo concreto.

Nosso avanço seguinte é entender como nosso cérebro funciona ou pelo menos o mínimo. Sua divisão lógica  e emocional nas tomadas de decisões. E a forma que o pensamento/recebimento de uma informação, realmente se torna um conhecimento tácito.

Saiba mais sobre nosso cérebro neste link http://www.brainfacts.org/

Em outras palavras, aprender á alternar o modo focado e o difuso nos momentos corretos, confira na imagem  abaixo para compreender o que é cada um deles.

 

Modo Focado x Modo Difuso

 

Focado Difuso
 Ideia de pensamento familiar Construir novas conexões
Ciclo de raciocínio vicioso Problemas funciona em segundo plano
Uso abundante da memória de trabalho Relaxamento mental

Pra facilitar o processo de construção do conhecimento, é necessário tempo. Umas das curiosidades mais interessantes dos nosso cérebro é que ele está constantemente fazendo conexões, e segmentar aquilo que estamos aprendendo em blocos facilita estas interligações  a se tornarem sólidas formando blocos maiores.

Basicamente temos duas fontes de memória essências para o conhecimento: a de trabalho, onde se concentra-se nossas atividades rotineiras, que temos maiores afinidades e precisamos para desempenhar nossas tarefas diárias e a de longa duração, na qual precisamos atribuir uma atenção, pois é aqui que teremos certeza que temos o conhecimento sobre algo. A forma de produzir e transferir novos conhecimentos para esta região segue diversas formas como: associações, metáforas visuais,  repetições,  auto testes e a prática.

Durante o processo de aprendizagem temos que tomar alguns cuidados que quando ignorado pode causar o efeito contrário.

  • Dividir atenção, nosso cérebro é momo-tarefa, por este motivo a disciplina de se manter ativo no tempo disponibilizado é essencial;
  • Estudar de uma vez;
  • Super Aprendizagem – Insistir em um conteúdo que você já tem um certo domínio;
  • Einstellung – Viciar o seu cérebro em buscar cenários já explorados, limitar novas soluções para problemas;
  • Contato superficial com o material, como pro exemplo apenas ler;
  • PROCRASTINAÇÃO – Fator crucial para o seu mau rendimento.

Fatores que contribuem:

  • Dedicação e espaço apropriado;
  • Maturidade  – Aprender exige o seu foco e sua atenção; 
  • Associações e Metáforas –  Identificar qual maneira, você consegue com um menor custo lembrar sobre algo;
  • Controle sobre o tempo – Pomodoro, auxilia está disciplina temporal;
  • Repetições ao longo do tempo, Relembrar;
  • Praticar, Auto Testes, ENSINAR alguém; Interagir com pessoas que tenham interesses nestes assuntos;
  • Conhecer a Lei da Serendipidade e Dormir bem.

Lei Serendipidade

 

Considerações finais, este curso Aprendendo como Aprender, me permitiu, primeiramente afastar um pré-conceito que tinha sobre o assunto, e me deixar satisfeito em que eu posso aprender qualquer coisa, basta querer e se atentar a todos os detalhes descritos aqui. Como forma de agradecer aos tutores e colegas de ambiente, divulgarei esta obra de arte, por este  motivo optei pela postagem. Acho que os leitores ficaram com um gostinho de quero mais e irão se aventurar nesta também.

Aos leitores, vou compartilhar o meu desafio pessoal que enunciei logo na introdução. Impulsionando o saber 2 em 1. Meta de dois cursos em um mês nas plataformas educacionais on-line como Veduca, Coursera, Udemy, Udacity. Parece que estou em um ritmo animador, segui o conselho da Dilma,  estou dobrando a meta, já concluí 6 cursos em Janeiro e Fevereiro, afinal aprender exige maturidade.

Confira estas dicas extraída de Uma Mente para Números: Como se Sobressair em Matemática e Ciências (Mesmo Se Você Tiver Reprovado em Álgebra), por Barbara Oakley, Penguin, Julho de 2014. 

Att,

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